Agenda Verde – Agosto

41ª Festa das Cerejeiras
Já tradicional em São Paulo, a festa é a oportunidade de ver o bosque de cerejeiras do Parque do Carmo florido. A festa é organizada pela Federação Sakura e Ipê do Brasil, em parceria com a prefeitura de São Paulo. Essa celebração – conhecida como Hanami – é tradicional no Japão, onde as pessoas param para observar as flores, que desabrocham quando acaba o inverno e começa a primavera.
Quando: 2, 3 e 4/08. Sexta, das 12h às 17h. Sábado e domingo, das 9h às 17h.
Onde: Parque do Carmo – Avenida Afonso Sampaio e Souza, 951.
Quanto: Grátis

Aulas sobre Permacultura
Essa é uma jornada de reflexão sobre a permacultura e sua relação com um novo estilo de vida na cidade. Ao todo são 4 aulas (uma delas aconteceu em julho e a última acontece em setembro) que podem ser feitas individualmente.
Aplicação da permacultura no espaço construído e possibilidades individuais de novos modos de se viver.
Com Cobi Shalev e Felipe Pinheiro  
Baseados na noção de que os locais onde habitamos são uma extensão de nós mesmos, esta conversa abordará a busca por formas mais inteligentes de se viver e construir. Temas: Arquitetura apropriada, técnicas básicas de bioconstrução e design nos climas. 
Quando: 13/08, das 19h às 22h.
Onde:
Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré
Quanto: R$ 200
Reflexão sobre a permacultura e as nossas relações coletivas com os elementos naturais no contexto urbano.
Com Isabel Figueiredo e Claudia Visoni
Neste encontro, será abordado o desafio de se vivenciar os ciclos da água e dos alimentos na permacultura urbana. O potencial das soluções baseadas na natureza em micro e macro escala. Como a infraestrutura verde pode se tornar política pública e o papel do ativismo na construção de um outro modelo de cidade.
Quando: 20/08, das 19h às 22h.
Onde: Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré
Quanto: R$ 200

Caminhada Histórica no Horto
Essa caminhada apresenta o Parque para as pessoas e ainda conta um pouco sobre a história do lugar, as construções e atrações. A caminhada tem início na entrada principal, com duração aproximada de duas horas e meia.
Quando: 17/08, às 9h.
Onde: Rua do Horto, 931 – Horto Florestal – São Paulo – SP
Quanto: Grátis. Não é necessária inscrição prévia

Virada sustentável
Agosto é o mês da Virada Sustentável, que ocupa diversos espaços de São Paulo com uma programação voltada para o verde, a sustentabilidade e as relações saudáveis entre as pessoas e as cidades. Até o fechamento desta agenda, a programação ainda não havia sido divulgada.
Quando: de 22 a 25/08
Onde: Vários espaços da cidade (cliquem no link – sobre a expressão Virada Sustentável – para acessar o site oficial do evento).

Pic Nic Parque Augusta
Este evento evento surgiu como um instrumento de divulgação e luta pela criação do Parque Augusta, cuja escritura foi assinada neste ano, e está em sua 12ª edição. Acontece juntamente com a Virada Sustentável e, desta vez, será no asfalto, na rua, ao lado do parque, com diversas apresentações culturais.
Quando: 25/08, das 13h às 18h
Onde: Rua Augusta, Consolação (ao lado do Parque Augusta).

Aula Aberta de Yoga no Parque do Carmo
Organizada pela Oficina de Yoga, a aula começa às 9h e é totalmente gratuita. Levar algo para forrar o chão (como tapete, canga ou toalha). Haverá uma caixinha para contribuição financeira voluntária.
Quando: 25/08, às 9h.
Onde: Parque do Carmo – Avenida Afonso Sampaio e Souza, 951.
Quanto: Grátis.

Plantio Coletivo
Em comemoração ao aniversário da Mooca, haverá uma exposição de alimentos orgânicos e PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) na Horta das Flores.
Quando: 25/08, das 9h às 14h.
Onde: Horta das Flores – Praça Alfredo Di Cunto (altura do número 2.200 da Radial Leste)
Quanto: Grátis.

Deixe uma resposta