Típica da Mata Atlântica, a Palmeira Juçara (Euterpe edulis) é uma planta super importante para a biodiversidade porque seus frutos correspondem a 80% da biomassa de frutos em todo bioma. 

Porém, ela praticamente desapareceu da paisagem porque, quando cortada para a extração do palmito, a palmeira morre. Ou seja, cada palmito comido significa que uma palmeira de 10 metros foi cortada para aproveitamento de menos de 30 centímetros.

E é uma planta que leva de 6 a 7 anos para produzir frutos que alimentam cerca de 60 espécies de aves e mamíferos na Mata Atlântica. Por isso tem uma importância muito grande na conservação da biodiversidade. Quando cultivado na cidade, essa árvore atrai, por exemplo, os lindos tucanos de bico verde. 

Para que as palmeiras sobrevivam na cidade é preciso atenção na hora do plantio. O ideal é fazer o plantio em grupos ou perto de outras plantas para se ter um ambiente úmido e com meia-sombra, principalmente na fase jovem. Somente depois de adultas e bem formadas é que eles aguentam o pleno sol. 

Fontes: Globo Ecologia, Árvores de São Paulo (Ricardo Cardim).

Este post faz parte da série “Plantas Nativas de São Paulo”. Semanalmente publico informações e curiosidades sobre uma planta nativa da cidade. Para ver outros posts da série é só acessar este link.

Você também pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0