Nem só de árvores ou arbustos vive a flora nativa da cidade de São Paulo. Neste grupo também existem samambaias. E uma delas é a Microgramma squamulosa, popularmente conhecida como Cipó-Cabeludo. 

É uma espécie epífita facilmente vista nos troncos das árvores da cidade. Por serem epífitas, não causam problemas para a planta na qual se apoiam porque não sugam seus nutrientes, usando-as apenas como apoio. 

Em 2019, a bióloga Andrea Vasconcellos Crespo fez um levantamento sobre as plantas epífitas mais comuns na cidade de São Paulo. 

Ela analisou 300 árvores em 3 bairros (Butantã, Pinheiros e Itaim Bibi) e encontrou 741 plantas epífitas de 29 espécies diferentes. O Cipó-Cabeludo foi a que ela encontrou em maior quantidade: 169, ou seja, ela estava presente em 56% das árvores. 

Se você ainda não viu uma dessa por aí, começa a observar mais de pertinho o tronco das árvores que cruzam o seu caminho. 

Este post faz parte da série “Plantas Nativas de São Paulo”. Semanalmente publico informações e curiosidades sobre uma planta nativa da cidade. Para ver outros posts da série é só acessar este link.

Você também pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *