Do dia 23 ao dia 26 de Agosto, centenas de eventos gratuitos ligados à sustentabilidade vão tomar conta da cidade. Aqui, uma seleção de algumas atividades focadas no ambiente urbano.

Amanhã, dia 23, começa a Virada Sustentável. Até domingo, vai ter muito evento relacionado ao desenvolvimento sustentável, incluindo palestras, oficinas, shows, feiras, exposições, expedições. Entre os temas em pauta estão a agricultura urbana, a sustentabilidade aplicada ao dia a dia, alimentação saudável, educação ambiental, reciclagem, parques urbanos etc. E melhor: todos os eventos são gratuitos. A programação completa, vocês podem acessar no site da Virada. Aqui, fiz uma seleção de alguns eventos que podem entrar na sua agenda.

Visita Técnica Educacional – Pátio Victor Malzoni
Nesta visita, as pessoas poderão conhecer as dependências e o dia a dia do empreendimento sustentável, localizado na Av. Faria Lima. São 20 vagas por horário, para interessados que quiserem conhecer o empreendimento que alia sustentabilidade e tecnologia dos serviços prediais e desenvolve diversos projetos, como: horta ecológica, gestão de resíduos, eficiência energética e gestão de água.
As inscrições para esta atividade devem ser feitas pelo e-mail eco@patiovictormalzoni.com.br
Dia 23, quinta-feira, às 9h e ás 14h.
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3.477

Oficina de Upcycling do Re-bola
Esta oficina vai ensinar a transformar aparas de madeira em pequenos objetos utilizando ferramentas básicas de marcenaria. Cada aluno vivenciará o processo criativo de produção e sairá com uma peça produzida por ele mesmo.
Dia 24, sexta-feira, às 9h, 10h30 e 14h30
Dia 25, sábado, às 10h.
CEU Meninos – Rua Barbinos, 111.

Visita ao EcoBeco – Ecoeficientes
Dia de visitação aberta ao público no EcoBeco – Centro de Exposição de Soluções Ecoeficientes. O lugar conta com dezenas de equipamentos e materiais que podem ser integrados na Construção Civil para trazer mais sustentabilidade para o nosso dia a dia. O evento contará com um arquiteto especializado de sustentabilidade apresentando e tirando dúvidas sobre os sistemas.
Dia 24, sexta-feira, das 11h às 17h.
Beco do Batman – Rua Gonçalo Afonso, s/n

Feira Vegana Sustentável
Feira gastronômica vegana e orgânica para fortalecer a economia solidária com produtos de pequenos produtores. Haverá, também, programação educativa com palestras e oficinas sobre proteção ambiental e sustentabilidade, além de atividades para saúde e bem estar, como Ioga, meditação, dança circular etc.
Dia 24, sexta-feira, das 17h às 22h.
Dia 25, sábado, das 12h às 21h.
Dia 26, domingo, das 12h às 21h.
Vegnice – Rua dos Pinheiros, 619

Agrofloresta na aridez urbana: como fazer?
Junto com o coletivo Batatas Jardineiras, será criado um canteiro agroflorestal no Largo da Batata. Serão usadas técnicas permaculturais de implantação e manejo de agroflorestas adaptadas para o ambiente urbano, como: biodiversidade e sucessão de espécies, cobertura do solo com serapilheira, contorno dos canteiros com troncos de bananeira verde, irrigação (lenta) por meio de bambu perfurado e moringa enterrada.
Dia 25, sábado, das 9h às 13h.
Largo da Batata – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 886.

Oficina Papel Semente
A oficina vai ensibar a fazer a reciclagem do papel e produção de um papel semente.
Público: 20 pessoas por sessão.
Dia 25, sábado, das 10h às 11h30.
Dia 26, domingo, das14h às 15h30.
Biblioteca Villa-Lobos – Deck Infantil – Avenida Queiroz Filho, 1205

5º Festival de Agricultura Urbana
Evento festivo que combina feira gastronômica e comercialização de orgânicos com oportunidades de troca de conhecimentos por meio de vivências e oficinas. Haverá encontro de trocas de sementes e mudas, atividades para crianças, experiências de plantio e compostagem, debates, yoga, danças circulares e muito mais. Só não vai ter lixo – as barracas de comida não trabalharão com plásticos e todos os resíduos orgânicos do evento serão compostados. Os participantes são convidados a levar seus copos ou canecas e sacolas para as compras na feira de orgânicos.
Dia 25, sábado, das 10h30 às 17h30.
Unibes Cultural – Pátio – Rua Oscar Freire, 2500

Bate-papo com Gui Wisnik e representantes da Iniciativa Rios e Ruas
A partir da exibição do documentário Detox, será aberta uma conversa entre o arquiteto e crítico de arte, Guilherme Wisnik, e Zé Bueno, arquiteto social e co-fundador da iniciativa Rios e Ruas, sobre as transformações que a cidade de São Paulo tem sofrido em virtude de um crescimento sem planejamento e tão pouco sustentável. Após o bate-papo o público será convidado a seguir em expedição com o Rios e Ruas pela Bacia do Rio Saracura, a partir do Instituto Moreira Sales.
Dia 25, sábado, das 12h às 12h50.
Instituto Moreira Salles – Cineteatro – Avenida Paulista, 242.

Pic Nic no Mezanino do MAC
O espaço no mezanino, anexo ao café do Museu de Arte Contemporânea, estará preparado para receber o público para uma tarde agradável com programação cultural.
Dia 25, sábado, das 14h às 18h.
Dia 26, domingo, das14h às 18h.
MAC – Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301.

Viva o Ciclo Vivo
A partir do ciclo natural do alimento, o circuito Viva o Ciclo Vivo abordará temas como consciência ambiental, gestão de resíduos na cidade, agricultura urbana e alimentação consciente de forma simples e dinâmica.
Sala 1 – COMER | uma pequena exposição de variedades de grãos é o ponto de partida para falar de diversidade alimentar. A degustação de um alimento in natura gera o resíduo a ser usado na próxima sala.
Sala 2 – COMPOSTAR | a partir do resíduo gerado na sala anterior, faremos uma breve apresentação da atual gestão de resíduos no Brasil e no Japão e mostraremos o funcionamento de uma composteira doméstica.
Sala 3 – CULTIVAR | o ciclo do alimento se fecha com o uso do composto gerado na composteira para o plantio de uma muda de planta comestível em vaso para levar para casa.
A atividade será dividida em sessões a cada 30 minutos, a primeira às 12h e última às 15h30 – capacidade 15 pessoas por sessão.
Dia 26, domingo, das 12h às 16h.
Japan House – Avenida Paulista, 52

Visita guiada – Corredor Verde do Minhocão
Guil Blanche, fundador do M90, irá conduzir uma visita guiada pelo Corredor Verde do Minhocão. Contando a história de sua criação, implementação e técnicas, trata-se de uma conversa passeando pelos sete edifícios com jardins verticais urbanos.
Ponto de partida: entrada do Minhocão pela Consolação.
Dia 26, domingo, das 15 às 16h30.
Minhocão – Avenida Presidente João Goulart, s/n

Você também pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.