Café, Cana e Pau Brasil na Vila Mariana

Dentro do Instituto Biológico há um cafezal com 2000 pés, um bosque de Pau Brasil e um pequena plantação da Cana de Açúcar

Essa foto aí de cima ilustra bem os contrastes da São Paulo cinza com a São Paulo verde. Os arbustos são pés de café do Instituto Biológico, na Vila Mariana. O prédio ao fundo é o MAC (Museu de Arte Contemporânea), aquele que fica em frente ao Ibirapuera no prédio onde, por anos, funcionou o DETRAN.

Na semana passada aconteceu neste cafezal o evento Sabor da Colheita, que é anual e marca o início da safra do café no Estado de São Paulo. E tinha muita gente por ali: crianças curiosas; pessoas que, no passado, colheram café como forma de ganhar a vida. Gente que estava relembrando o próprio passado e ensinando para quem não conhece uma realidade que ainda existe na zona rural.

Passei um tempo só observando as pessoas em contato com aquilo. Muitas tinham intimidade com os pés de café, eram produtores ou processadores que foram convidados para o evento. Falavam sobre poda, tipos, qualidade do grão. Outras, como eu, eram leigas e estavam ali para conhecer esse universo ao mesmo tempo tão próximo e tão distante da gente. Próximo em cada xícara de café que tomamos todos os dias, às vezes uma atrás da outra. Distante porque não necessariamente sabemos como esse café se transforma no pó que vai dentro do coador.

O cafezal do Instituto Biológico tem cerca de 2 mil pés das variedades Mundo Novo e Catauí. Eles foram plantados na década de 1950 com a finalidade de ser um espaço para pesquisas sobre essa cultura. Hoje, é um cafezal urbano usado para fins didáticos e culturais. Nesse evento, que acontece todos os anos, o espaço fica aberto para quem quiser visitar e colher café. Já no restante do ano, as visitas precisam ser agendadas. O intuito desse espaço rural no meio da cidade é ser um lugar onde as pessoas, os estudantes principalmente, possam ter contato com esse universo. E é, de fato, um espaço muito interessante. Porque, em São Paulo, nunca é demais um lugar que aproxime as pessoas da natureza, mesmo que uma natureza plantada pelo homem, de forma organizada (um pezinho ao lado do outro).

Além do cefezal, o Instituto Biológico também tem uma pequena plantação de Cana-de-Açúcar  e de Pau-Brasil, culturas muito simbólicas e importante para o nosso País.

Instituto Biológico
Av. Cons. Rodrigues Alves, 1252, Vila Mariana
Tel.: 5087-1704

Um comentário em “Café, Cana e Pau Brasil na Vila Mariana

Deixe uma resposta