Quem aí acorda e fica ouvindo o canto do Sabiá Laranjeira na madrugada? Na minha casa, costumo ouvir por volta das 4 horas da manhã. Às vezes parece que tem um só cantando, mas às vezes parece uma orquestra. Acho lindo e não me incomodo com esse canto da madrugada. Mas sei que algumas pessoas se incomodam bastante.

O canto madrugador do Sabiá-Laranjeira, que é a ave símbolo do Brasil, é uma adaptação que o pássaro fez para sobreviver na cidade. O período reprodutivo do sabiá vai de setembro a janeiro e o macho canta para atrair a fêmea. Por causa do barulho do ambiente urbano, eles começaram a cantar mais cedo para serem ouvidos. Segundo a pesquisadora Erika Hingst-Zaher, do Observatório de Aves do Instituto Butantan, experimentos mostram que em cidade com menos barulho os sabiás começam a cantar às 6 horas, enquanto em São Paulo começam por volta das 3 horas. “Esse mesmo fenômeno se repete com outros animais que dependem do canto para atrair uma fêmea”.

Ela conta sobre um experimento feito com sapos que vivem em poças d’água. Os pesquisadores estudaram o canto destes sapos em poças próximas e distantes de uma autoestrada. Aqueles que viviam em poças mais próximas do barulho cantavam mais alto e por mais tempo para terem sucesso na reprodução. “Isso é ruim para eles porque significa mais gasto de energia. E a energia que ele dispende cantando mais tempo ou mais alto é a energia que não terá disponível para reproduzir”. No caso dos sabiás, não há estudos mostrando que essa adaptação pode ter consequências ruins para eles. “Teria que ser feito um experimento para saber se o sabiá que canta mais cedo tem tido menos sucesso no número de filhotes, por exemplo”. Aparentemente, está tudo bem com osa sabiás porque eles continuam circulando e se reproduzindo.

Você também pode gostar:

7 comentários

  1. Sou uma das pessoas que acorda nessa circunstância. E bem me alegro ao encontrar um artigo como este no qual prontamente me identifiquei.
    Aqui no Bairro da Casa Verde sempre ouço o sabiá laranjeira em seu canto belíssimo, o qual já foi considerado um dos dez mais belos cantos de pássaros. Não me incomodo e, pelo contrário, o laranjeira nos presenteia sempre por volta das 4h30 da manhã. É um dos sons que nos tira da naturalidade urbana e quebra com os ruídos frenéticos de motores, portas, passos serelepes, buzinas e sirenes, vozes tensionadas. E como é bom deixar os ouvidos fruirem ao apreciá-lo…

  2. Informações complementares.

    O Turdus rufiventris, conhecido popularmente por sabiá-laranjeira, é a Ave símbolo do Estado de São Paulo e do Dia Nacional das Aves. Bastante comum na cidade de São Paulo, com sua vocalização típica.

    Alimenta-se de insetos, larvas, minhocas e frutas maduras, incluindo as cultivadas como: mamão, laranja e abacate. Come coquinhos de várias espécies de palmeiras.

    Para mais informações, fotos e áudio da vocalização da ave, acesse: http://www.wikiaves.com.br/wiki/sabia-laranjeira

    Fábio Ferrão
    Biólogo – Presidente do CEO

  3. Que bacana! Eu vejo que não sou o único que adora ouvir o canto dessas aves maravilhosas de madruaga…Fico até triste quando eles param de cantar e tenho que esperar mais um ano para ouví-los..É emocionante!

  4. Que bacana! Eu vejo que não sou o único que adora ouvir o canto dessas aves maravilhosas de madruaga…Fico até triste quando eles param de cantar e tenho que esperar mais um ano para ouví-los..É emocionante!

  5. Aqui elas começam a cantar no final de agosto e sempre por volta de 5 horas.. Fico pára o canto no final de janeiro, fico torcendo que agosto chegue. Me sinto privilegiada por viver esse encanto.
    Moro em Papucaia/ Cachoeira de Macacu/RJ.
    Nesse momento estou ouvindo os cantos..5:42AM

  6. Acho triste o cantar do sabiá, quem sabe serviu de inspiração para Gonçalves Dias compor a Canção do Exílio. “Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá, as aves que aqui gorjeam,não gorjeam como lá.” Muita saudade da terra natal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *