Observação de pássaros pode ser feita no parque, na rua e até em casa

Veja dicas para ajudar quem quer fazer uma observação de pássaros dentro da cidade

Estamos na primavera e essa é uma boa época para observar os pássaros que voam pelos céus da cidade. “Agora tem mais movimentação das aves pela época reprodutiva, atrás de parceiros, comida para os filhotes, material para o ninho. E também tem algumas espécies que chegam à cidade pra passar a primavera e o verão e que vão embora no inverno”, explica o veterinário e observador de aves Flávio Sousa.

Ele dá algumas dicas para quem quiser se aventurar na observação de aves:

  1. O melhor horário é de manhãzinha. Os animais acordam com fome e se movimentam mais assim que o dia começa a esquentar um pouco. Nestes horários o parque tem menos movimento e os bichos ficam mais à vontade.
  2. É sempre bom usar roupas de cores discretas, como verde, marrom, cinza ou camuflado. Isso permite, às vezes, uma melhor aproximação. As roupas também devem ser confortáveis, pois na maioria das vezes é melhor caminhar pelo parque para encontrar aves diferentes em diferentes habitats, como áreas abertas, lagos ou matas mais fechadas.
  3. Leve água, repelente, protetor e chapéu, dependendo de onde for, a hora do dia e por quanto tempo vai passarinhar.
  4. Aumenta bastante a graça se você levar binóculos (10×40 ou 8×40 são bons para observar aves) ou uma câmera que tenha um zoom bacana. Assim você vê mais detalhes da ave e pode identificar melhor qual é a espécie. No caso da foto*, você ainda pode levar a imagem e identificar posteriormente.
  5. Um guia de campo também ajuda. Escolha um livro pequeno, com as espécies da localidade em fotos e dicas rápidas para identificar as aves.
  6. Gravar o som dos pássaros no celular também ajuda a identificar uma ave posteriormente. Algumas espécies são idênticas visualmente, só sendo distinguíveis pelo som. Com o som, também é possível atrair a ave tocando seu canto. A mesma acha que é um invasor e chega mais perto para combatê-lo, dando a oportunidade de vê-la mais de perto. Mas isso é estressante para as aves e deve ser usado com cautela e parcimônia para não prejudicar o animal. Na dúvida ou sem experiência, não use.

*Para fotografar as aves nos parques de São Paulo, é preciso preencher esta autorização permanente e levá-la com você.

Observação de pássaros em qualquer lugar

Pássaro ´pode ser visto em praça de São Paulo

Não é só nos parques que se pode observar aves. Na sua casa, na sua rua, na praça do bairro também é possível admirar os pássaros. A dica é fazer comedouros para atraí-los.

“Basta colocar uns grãos, banana, mamão ou abacate e um bebedouro de beija-flor e começar a desfrutar da presença das aves em sua casa”, diz Flávio. Ele acredita que a observação de aves pode ser uma ferramenta de conscientização ambiental. “É como se diz por aí: só protege quem conhece”. Então, vamos conhecer!

Deixe uma resposta