A Quitanda, empreendimento que fica em Pinheiros, criou uma horta na calçada, em frente ao local onde cerca de 250 funcionários fazem refeições diariamente, para estimulá-los a ter mais contato com os ciclos do plantio.

Quem passa pela Rua Mateus Grou, em Pinheiros, sempre vê uma horta bonita e viçosa em frente ao número 152. Ali funciona o restaurante dos funcionários do Quitanda, empreendimento que fica logo em frente. São cerca de 600 refeições servidas diariamente aos 250 funcionários da empresa. A horta foi criada em meados de 2016 como um projeto educativo para funcionários e clientes. A ideia era ajudar as pessoas a entender, na prática, como funciona o cultivo de vegetais, ter com a terra, com as sementes, com o desenvolvimento das mudas. O plantio e a manutenção são feitos por funcionários voluntários e a colheita é usada no preparo das refeições que eles consomem. Pelo fato de a horta ser pequena, não há escala de produtos para preparar 600 refeições, mas as ervas frescas colhidas na hora são usadas no tempero e na finalização dos pratos.

Como o espaço fica aberto, no recuo que há na frente do imóvel, a horta sempre chama a atenção de quem passa por ali. A ideia, segundo Beatriz Costa, da área de projetos sustentáveis do Quitanda, é incorporar os moradores e frequentadores do  bairro nesse movimento. “A gente quer envolver mais pessoas e até usar essa horta como um lugar educativo. Tivemos a visita de uma escola no ano passado e foi bem interessante”.

Vai lá!
Horta dos Quitandeiros
Rua Mateus Grou, 152

Você também pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.