Agricultura Urbana – São Paulo Expo tem horta-escola para moradores de rua

Horta Urbana: Espaço que ensina agricultura urbana a moradores de rua de São Paulo já está funcionando no Centro de Convenções.

Horta Escola Lucy Montoro é o nome do espaço de 500 m² que foi inaugurado recentemente no São Paulo Expo, um centro de convenções que recebe feiras importantes da cidade como a CCXP, Equipotel e Salão do Automóvel. Catorze alunos já estão tendo aulas no espaço, pensando para oferecer uma oportunidade de capacitação profissional a moradores de rua que estão abrigados em centros temporários de acolhimento da cidade. Lá, eles aprendem a teoria e a prática da agricultura urbana, focada na produção de alimentos orgânicos dentro da cidade, em um curso de 240 horas com duração de 3 meses. Têm, também, aulas de empreendedorismo e educação financeira. Tudo que for produzido na horta escola será utilizado para consumo próprio dos alunos.

“É um trabalho que devolve a dignidade e a esperança a pessoas que acreditavam já ter perdido tudo. Com essa capacitação, se veem aptos a retornar ao mercado de trabalho e reconstruir suas vidas”, afirma Damien Timperio, CEO da GL events no Brasil, empresa que faz a gestão da São Paulo Expo e é parceira da prefeitura de São Paulo e da Associação de Resgate à Cidadania por amor à Humanidade (ARCAH) neste projeto.

A seleção dos alunos é feita dentro dos centros de acolhimento e leva em conta o interesse da pessoa pelo programa e por cursos e atividades de geração de renda em geral, além do fato de ela estar a mais de 15 dias dormindo nos centros de acolhida. “Isso demonstra uma atitude proativa de saída das ruas e diminuição de consumo de drogas, que é rotineiro nesta população devido à sua alta vulnerabilidade”, explica Rodrigo Leite, presidente da ARCAH.

Em outro espaço de 2 mil m² começará a funcionar, em breve, uma horta comercial e a ideia é que a produção seja escoada em diferentes mercados, como venda em modelo CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura), venda direta para quem visitar a horta, venda para restaurantes da São Paulo Expo e nas feiras  municipais de produtos orgânicos. Porém, ainda não foram divulgados detalhes de como será a operação nesta horta.

É a Agricultura Urbana crescendo pela cidade!

Deixe uma resposta