Na Zona Leste de São Paulo, o Sesc Itaquera é uma área de lazer e entretenimento que fica dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA) e tem larga programação voltada para questões do meio-ambiente

Uma unidade do Sesc com jeitão de parque. Assim é o Sesc Itaquera, na Zona Leste de São Paulo. Inaugurado em 1992, ele tem, desde o começo, a vocação para atividades ligadas ao meio-ambiente, até pelo fato de ficar dentro da APA (Área de Proteção Ambiental) do Carmo, assim como o Parque do Carmo e o Parque Natural Fazenda do Carmo, que dividem o muro com a unidade. APA é uma Unidade de Conservação que permite a ocupação humana.

Com alamedas arborizadas, bosques, lago, circundado pela vegetação mais densa dos parques, o Sesc Itaquera é um espaço de lazer e entretenimento que valoriza o verde e o meio-ambiente e onde se pode cruzar com esquilos, bicho preguiça, saruês e muitas aves.

A programação desta “unidade-parque” sempre tem oficinas, palestras e vivências relacionadas às questões ambientais e sustentáveis. Elas acontecem em todos os espaços, mas principalmente nos polos de educação ambiental:

Viveiro
Com estufa de orquídeas e mudas e um viveiro, esse polo cuida da produção de plantas que são usadas em algumas atividades e também na conservação das áreas da unidade

Horta
A horta do Sesc Itaquera tem função educativa. Não se conseguiria volume de produção para usar as verduras e legumes na cozinha da unidade, por exemplo.

Lago
O lago do Sesc Itaquera é um dos polos ambientais e onde acontecem atividades de passeio e educativas. É um lago criado artificialmente, cujas águas correm para o córrego Aricanduva

Pomar
O pomar é uma área com espécies frutíferas nativas e exóticas

Trilha
A trilha é uma área de mata mais fechada, onde acontecem atividades monitoradas, principalmente caminhadas de observação.

O Sesc Itaquera possui uma equipe de Educação para a Sustentabilidade dentro do setor de programação da unidade, com educadores de diversas formações como biologia, ciências sociais, gestão ambiental, geografia e história. Para cuidar das áreas verdes, existe uma equipe de gestão ambiental formada por engenheiros (agrônomo e florestal) e viveiristas. “Essa equipe é responsável pela gestão de resíduos sólidos, controle de pragas, manejo da fauna silvestre e desenvolvimento de projetos especiais realizados em conjunto com a área de programação”, explica Guilhermo Panebianco, da área de programação. Por fazer parte de uma APA, os cuidados com as áreas verde da unidade são ainda mais especiais e existe todo um manejo sustentável da fauna e da flora. A ideia, ali, é que as pessoas convivam em harmonia com a natureza.

Agrofloresta
Logo atrás do pomar está sendo feita uma experiência com Sistema Agroflorestal, uma técnica que permite a produção de alimentos no meio do ambiente de floresta como forma de aumentar a produtividade, melhorar a qualidade do solo e a biodiversidade, restaurar florestas e áreas degradadas. O projeto tem dois anos e meio e a função de ser um espaço educativo e de experimentação. A cada dois meses são feitos mutirões de manutenção com a presença de um especialista nesse tipo de cultura para que haja uma troca de conhecimento.

 

Passeio Verde
Um bom jeito de conhecer a unidade é fazer o Passeio Verde, um roteiro criado pelo Sesc em parceria com o Instituto Árvores Vivas pelo qual é possível, durante uma caminhada pela unidade, reconhecer as espécies de plantas e aves presentes no espaço. O passeio pode ser feito com um guia da unidade (existem alguns horários pré-determinadas na programação mensal) ou sozinho, usando o roteiro “Passeio Verde”, que traz fotos e as principais características espécies, além de um mapa que localiza as árvores e as aves no espaço do Sesc. Tem aroeira, ipês, jatobá, ingá, carambola, grumixama etc.

O mapa e o guia do Passeio Verde – Sesc Itaquera

História
A APA do Carmo ocupa a área remanescente da Fazenda Caguaçu, que pertenceu à ordem católica dos Carmelitas de 1722 a 1919, quando foi comprada pela Companhia Comercial Pastoril e Agrícola, que urbanizou uma parte e dividiu outra em lotes rurais. O que restou de mata foi deixado como estoque. E é nesta área de estoque que está a maior parte da APA do Carmo. Ela foi comprada, em 1951, pelo engenheiro e empresário Oscar Americano e se tornou a Fazenda Nossa Senhora do Carmo, onde chegou a plantar eucalipto, café e algumas culturas frutíferas, além da criação e gado. Na década de 1970, a prefeitura comprou uma parte da fazenda para criar o Parque do Carmo (inaugurado em 1976) e, nos anos 1980, a COHAB comprou um grande remanescente com o intuito de fazer, ali, conjuntos habitacionais. Porém, houve uma intensa mobilização popular pra fechar um aterro sanitário que já funcionava no local e também para preservar a vegetação. A partir dessa manifestação criou-se a APA. Na época, o SESC já era proprietário da área onde está a unidade Itaquera. Em 2008, a prefeitura comprou as terras da COHAB (mais de 4 milhões de m²), ampliou o Parque do Carmo e criou o Parque Natural Fazenda do Carmo, um área remanescente de Mata Atlântica dentro da cidade.

 

Sesc Itaquera

Avenida Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1.000

Horário: quarta a domingo e feriados 9h às 17h

Atenção: Por causa da Febre Amarela, para entrar no Sesc Itaquera é obrigatório apresentar a carteira de vacinação para comprovar que tomou a vacina há, pelo menos, 10 dias.

Você também pode gostar:

5 comentários

  1. […] O Sesc Itaquera é uma unidade com jeitão de parque, que possui uma equipe focada em educação para a sustentabilidade e uma programação que sempre traz diversas atividades na área de meio-ambiente. Localizada dentro de uma APA (Área de Proteção Ambiental), tem lago, viveiro de plantas, horta, pomar e até um pequeno experimento agroflorestal. Aqui no Verde SP já falamos sobre esse lugar verde na Zona Leste de São Paulo! […]

  2. […] Sesc Itaquera e Sesc Interlagos Essas duas unidades, uma na Zona Leste e outra na Zona Sul, são consideradas unidades-parque. Possuem muita área verde e uma programação voltada especificamente para o meio-ambiente. Em Outubro, estão na grade de programação atividades relacionadas a minhocário, observação de pássaros, rios, vivência sensorial da natureza etc. Sesc Itaquera – Avenida Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1.000. Sesc Interlagos – Avenida Manuel Alves Soares, 1.100. […]

  3. […] produção de alimentos que seguem a lógica da sustentabilidade. Esta atividade vai apresentar o Sistema Agroflorestal, que associa o cultivo de árvores e florestas, e o pomar, em que a maior parte das árvores frutíferas é de espécies nativas brasileiras.Quando: de 12 a […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.